segunda-feira, 10 de maio de 2010

Inauguração do CRAS na Colônia Santana


Os moradores do Bairro Sertão do Maruim e Colônia Santana passaram a contar com um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na localidade. O Prefeito Djalma Berger , a Secretária Municipal de Assistência Social, Lurian Cordeiro Lula da Silva e o Secretário da Receita Moacir da SIlva inauguram o CRAS Colônia Santana, na Rua Engeoberto Koerich, s/n, ao lado da Escola Profissional do bairro.
O CRAS é um espaço de política de assistência social para oferta de serviços de proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. A principal finalidade dessa unidade é a prevenção de situações de vulnerabilidade social, o que compreende além da pobreza, a violência, violação de direitos, a falta de acesso a políticas públicas, incentivando o desenvolvimento de potencialidades, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e ampliação do acesso aos direitos da cidadania.
“O Centro de Referência de Assistência Social tem como objetivo o atendimento integral às famílias, o que inclui conhecer a comunidade, as famílias que lá residem e as suas condições de vida, busca atender as necessidades da população, identificar as famílias que possam ser beneficiária do Programa Bolsa Família e outros programas de transferência de renda”, explica a Secretária Municipal de Assistência Social, Lurian Cordeiro Lula da Silva.
A implantação do CRAS Colônia Santana, 2º Centro de Referência de Assistência Social do município, faz parte de uma parceria da Prefeitura de São José com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), mapeando localidades prioritárias (considerando os maiores índices de vulnerabilidade social) para receber os Centros de Referência. Com base nesse levantamento, a Secretaria Municipal de Assistência Social de São José prevê a implantação de outros três CRAS nas comunidades José Nitro, São Luiz e Forquilhas.
O CRAS Colônia Santana funcionará no espaço do antigo Centro de Saúde do Bairro, que foi reformado para atender as necessidades dos serviços a serem ofertados no local. O prédio conta com sala para atendimentos, sala de reuniões, almoxarifados, banheiros e recepção. Assistentes sociais e psicólogos atuarão no CRAS, que também contará com apoio de técnicos administrativos.
PRINCIPAIS SERVIÇOS QUE SERÃO DISPONIBILIZADOS NO CRAS COLÔNIA SANTANA
- atendimento e orientação às famílias quanto a benefícios e direitos;
- cadastro para o Programa Bolsa Família;
- encaminhamentos aos demais níveis de atendimento da assistência social e para outros setores como INSS e documentação;
- atividades de convivência: atividades físicas, oficinas de trabalhos manuais e informática;
- cursos profissionalizantes para jovens buscando a inserção no mercado de trabalho.
segundo o prefeito Djalma, o objetivo é fazer uma abrangência de 100% de assistencia social em todo o município com a instalação de mais três CRAS. Quanto a importancia para a comunidade local, e de grande relevancia. "No que tange a todo serviçço de assistencia social, agora eles vão ter uma referencia no municipio onde poderão procurar para revolver seus problemas", afirma Djalma.
O prefeito ainda informa que o CRAS em São José é uma adequação ao programa nacional, que é preciso para ter o credenciamento junto ao Ministério de Desenvolvimento Social. Dizendo estár apenas fazendo o dever de casa, o prefeito completa que na dimensão da cidade é necessário um programa assistencial mais próximo da comuniade.
O presidente da Associação dos Moradores que antes estava contente com a posse da sede da entidade, não compareceu ao ato de inauguração do CRAS. Talvez por aborrecimento. O prefeito, quando questionado, disse que não lembra de em nenhum momento ter acertado a devolução da sede do Conselho comunitário. E afirma que não desconhece a importância de um Conselho Comunitário, contudo, o CRAS é muito mais importante para a população. Ele está dando prioridade para as necessidades asistencial das pessoas do municipio. Mas não descarta uma acerto de adquirir uma sede para o Conselho Comunitário. "É um caso a pensar e ser conversado", defende o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário