segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Investir em educação é investir no futuro


Com a proximidade do Dia do Professor, vamos aproveitar para falar um pouco dessa profissão tão importante e muitas vezes tão desvalorizada. Costumo dizer que ser professor não é uma profissão e sim uma missão, mais do que uma formação é preciso ter vocação.
Acredito que a obrigação de educar é dos pais, apesar de muitos transferirem essa função para o docente, mas cabe ao professor transmitir o conhecimento e preparar os pequenos para o futuro. O professor é o único profissional que nos acompanha durante boa parte da nossa vida. É dele a função de preparar e de aprimorar aquilo que já foi ensinado.
É em sala de aula que temos a primeira experiência no convívio com as pessoas. É através do professor que aprendemos a respeitar o próximo, e entender que durante a vida teremos que aprender a conviver com personalidades diferentes e a respeitar todos mesmo assim. O professor, além de suas obrigações, exerce muitas vezes o papel de amigo e psicólogo, ouvindo, analisando e aconselhando seus alunos.
A escolarização no Brasil foi durante séculos propriedade das elites. Estudantes de ensino médio e superior representavam uma quantidade mínima na população brasileira. Hoje essa realidade mudou. As pessoas passaram a ter mais acesso a educação. As oportunidades aumentaram, o que não significa que a qualidade também. As pessoas passaram a ter mais oportunidades de, além de ingressarem na vida escolar, dar continuidade através de uma formação acadêmica, até mesmo uma especialização.
E essa melhora torna ainda mais evidente a importância desse profissional. É por isso que a eterna reivindicação por melhores condições tanto na estrutura educacional, quanto na questão salarial dos profissionais, é justa. Precisamos valorizar aqueles que dedicam sua vida para ensinar nossos filhos. Não podemos deixar o futuro do país nas mãos de pessoas infelizes e insatisfeitas com a profissão. É preciso trabalhar em prol da melhoria da educação e isso começa com investimentos no bem estar dos profissionais, através de um salário justo, uma estrutura melhor e valorização da formação dos docentes.
Por isso, vamos valorizar àqueles que dedicam toda a sua vida para transformar o Brasil num lugar melhor. Parabenize o professor do seu filho ou mesmo o seu, agradeça por toda dedicação dispensada. E carregue essa bandeira, lute por uma educação melhor, valorize quem, muitas vezes, deixa de viver a própria vida para poder transformar a vida de outros, quem, apesar de todas as dificuldades, não desiste e luta sempre em prol de um Brasil melhor. O segredo de ser professor está em seus alunos, na sua sala de aula, na alegria de ensinar, na realização que vem da alma e que não se pode explicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário