segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Câmara de Vereador de São José promove reunião pública em comemoração a Semana Educativa da Nutrição Infanti


Uma alimentação saudável é a base para uma vida melhor. Assim podemos resumir a importância de uma boa alimentação para as crianças. Para debater esse assunto a Câmara de Vereadores de São José realizou, no último dia 06, uma reunião pública. A reunião faz parte da Semana Educativa da Nutrição Infantil, instituída pela Lei nº 5033/2010, de 15 de dezembro de 2010, de iniciativa do vereador Moacir da Silva.
A reunião faz parte da Semana Educativa da Nutrição Infantil, comemorada anualmente de 06 a 12 de outubro, instituída através da Lei Ordinária nº 5033/2010, de 15 de dezembro de 2010, de autoria do vereador Moacir da Silva. A proposta dessa Lei é de que seja desenvolvida uma campanha para alertar a população contra os excessos alimentares. Além de conscientizar sobre o consumo de verduras, legumes, frutas, e, principalmente, muita água.
Participaram do debate presidido pelo Presidente da Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social e Defesa do Consumidor, vereador Moacir da Silva: o Secretário Municipal de Educação, Círio Vandresen, a Coordenadora do Curso de Nutrição da Unisul, Francine Ferrari, a nutricionista da Secretaria Estadual de Educação, senhora Gladys Milanes, Coordenadora de Saúde da Criança – SISVAN, da Secretaria Municipal de Saúde, senhora Carla Galego, a Coordenadora do projeto Ambial, senhora Cristiane Freitas.
Durante a explanação, a nutricionista da Secretaria Estadual de Educação, senhora Gladys Milanes, ressaltou a importância e também, a dificuldade de contratação de nutricionistas pelos órgãos públicos. “Tomo a liberdade de pedir o apoio do vereadores na luta para contratação de nutricionistas, seja pela secretaria estaduais ou municipais, pois até para a compra da alimentação precisamos do auxilio de um nutricionista”, declarou a nutricionista.
A Coordenadora de Saúde da Criança – SISVAN, da Secretaria Municipal de Saúde, senhora Carla Galego, fez questão de lembrar que é preciso trabalhar para que as pessoas passem a pensar numa alimentação saudável como algo acessível a todos. “As pessoas precisam entender que uma alimentação saudável nem sempre tem um custo elevado”, ressaltou a coordenadora.
Já a Coordenadora do Curso de Nutrição da Unisul, Francine Ferrari, destacou o desperdício de alimentos. Segundo ela, o desperdício está ligado, principalmente, a falta de costume das pessoas em planejar a alimentação. “Muitos não aproveitam tudo o que alimento pode oferecer, hoje no Brasil cerca de 97% dos alimentos que são jogados fora podem ser utilizados”, ressaltou a coordenadora.
Durante a Semana Educativa da Nutrição Infantil, serão distribuídos nas escolas para as crianças do 1º, 2º e 3º ano, cartilhas com informações e jogos educativos sobre o tema. “A cartilha tem como principal objetivo conscientizar as crianças para que elas conheçam a importância de uma boa alimentação e para que elas tenham acesso aos benefício de uma alimentação saudável, destacou o vereador Moacir da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário