quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cidade Digital


A Prefeitura de São José está elaborando o mapeamento cadastral completo do município, criando um sistema de informações geográficas que permite a leitura e o planejamento da cidade de forma integrada e atualizada.
Trata-se do Geoprocessamento, que integra o Projeto “Cidade Digital”.
A primeira etapa do geoprocessamento consiste no recadastramento dos imóveis de São José, iniciando pelos Bairros Campinas e Kobrasol. O recadastramento incluirá: todos os imóveis da cidade e usuários dos serviços públicos. Entre as informações que serão coletadas pelos cadastradores estão: dados do proprietário, características do terreno e das construções, medição da área construída, caracterização das atividades que, por ventura, estejam sendo exercidas no imóvel, fotografias da fachada das edificações e fotografias das ruas.
O Geoprocessamento está sendo executado pelo consórcio GEO São José, formado pelas empresas Geomais Geotecnologia Ltda e Base Aerofotogrametria e Projetos S.A, vencedor do processo licitatório.
O Secretário Municipal de Receita, Moacir da Silva, frisa que a colaboração da população nesta etapa é fundamental. “Pedimos à comunidade que atenda os profissionais credenciados em suas propriedades. Esses profissionais, funcionários da empresa Geomais Geotecnologia Ltda, são treinados e devidamente credenciados pela Prefeitura de São José para o serviço. Eles estão identificados por crachás, uniformes com coletes em cor amarela e identificação de CADASTRADOR. Além disso, a Prefeitura dispõe da relação nominal dos profissionais credenciados na Secretaria Municipal de Receita e também pode ser consultada no telefone: (48) 3381 0226”, ressalta o Secretário.
O projeto objetiva recolher dados para que a Prefeitura de São José possa planejar melhor o desenvolvimento municipal. “Com essas informações, São José aprimorará os investimentos públicos em pavimentação, rede de esgoto, rede de energia elétrica, transporte coletivo, saúde, educação, segurança e diversas áreas”, explica o Secretário Moacir da Silva.
Além do levantamento cadastral, o geoprocessamento também contará com fotografias aéreas. Esses dados serão utilizados para a elaboração do mapeamento digital de São José, que abrangerá: as curvas de nível que representam o relevo do município, rios, ruas, praças, parques, edificações, limites de terrenos e demais componentes físicos da cidade.
Sistemática da abordagem
O levantamento cadastral do imóvel é realizado após a permissão do proprietário ou responsável para a medição externa das edificações. A Secretaria de Receita informa ainda que para a realização do recadastramento é importante que o proprietário forneça dados como o nome e número de documentos (CPF, RG, documentos relacionados a propriedade como escrituras, contratos de compra e venda, plantas ou carnês de IPTU, os quais são de fundamental importância para esclarecer eventuais dúvidas). Tais documentos serão somente visualizados pelo cadastrador, não havendo necessidade da entrega de documentos.

Informações podem ser solicitadas pelo telefone: (48) 3381 0226.

Nenhum comentário:

Postar um comentário